BLOG #SaúdeMental02 - Onde buscar orientação e tratamento?

#SaúdeMental02 - Onde buscar orientação e tratamento?

Publicado em 23/06/2020

Este post é sequência da série compilada em nossa cartilha de saúde mental.
Para ler o anterior: https://kardec.org.br/blog/o-que-sao-doencas-mentais

Apresentar um ou mais sintomas não significa que a pessoa tem uma doença, mas em caso de dúvida, deve buscar auxílio profissional. O médico psiquiatra é o responsável para indicar o tratamento adequado para cada indivíduo. Não consuma remédios sem prescrição médica. É também importante respeitar os horários e quantidades descritas em receita.



Foto de bongkarn thanyakij no Pexels

UBS - UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

A cidade de Franca conta em alguns bairros com o serviço das UBS (Unidade Básica de Saúde), onde se pode encontrar uma equipe de profissionais qualificados para prevenir, identificar, tratar e se necessário encaminhar a pessoa para o tratamento especializado, como também para esclarecimentos de dúvidas.

PRONTO SOCORRO (EXCEÇÃO PARA O PERÍODO EM CURSO DEVIDO AO COVID-19)

Acolhe a pessoa se encaminhada pela UBS, quando apresenta alguns sintomas característicos de um problema emocional que necessita de cuidados emergenciais, e, posteriormente encaminha para outros serviços especializados em saúde mental.

*Atualmente, devido ao Covid-19, os atendimentos para este caso estão sendo realizados na Fundação Allan Kardec (Estrutura Hospital DIA)

HOSPITAIS GERAIS

Podem oferecer suporte nos momentos de crise e encaminhar para serviços especializados.

HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ALLAN KARDEC

Realiza a internação psiquiátrica exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) com o controle de vagas acompanhados pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS), para pessoas em crise, surto psicótico ou problemas relacionados ao abuso de álcool e drogas. Após a alta hospitalar, o paciente recebe o encaminhamento conforme a sua patologia para os serviços de Ambulatório de Saúde Mental, Hospital DIA e Centros de Atenção Psicossocial, sendo: ou CAPS-AD (ÁLCOOL E DROGAS)

HOSPITAL DIA

É um serviço de internação parcial para pessoas acometidas por transtornos mentais, onde passam o dia no Hospital e voltam para casa no final da tarde. Assim, podem contar com uma equipe técnica, desenvolvendo diversas atividades terapêuticas, contando com o tratamento medicamentoso e auxílio na sua ressocialização.

CAPS lll FLORESCER

O Centro de Atenção Psicossocial CAPS lll Florescer é um serviço de saúde aberto e comunitário com foco em TRANSTORNOS MENTAIS através de atividades terapêuticas, tratamento medicamentoso e auxílio na ressocialização. Informações: 16. 3727.1785 ou https://kardec.org.br/caps

CAPS-AD

Centro de Atenção Psicossocial CAPS-AD é um serviço de saúde aberto e comunitário com foco em ÁLCOOL E DROGAS através de atividades terapêuticas, tratamento medicamentoso e auxílio na abstinência e ressocialização. Sobre a gestão em parceria com a Prefeitura Municipal de Franca:

Ler: https://kardec.org.br/blog/prefeitura-municipal-de-franca-assina-convenio-com-a-fundacao-allan-kardec-para-gestao-do-caps-ad-iii

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.