A Fundação Espírita Allan Kardec é uma entidade privada, filantrópica e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pelas Leis Municipal nº 893 de 23/05/1960 e Estadual nº 6739 de 16/01/1962, fundada por José Marques Garcia (1862-1942) em 19 de novembro de 1922, sendo referência no atendimento à pessoas portadoras de transtornos mentais.
A Fundação Espírita Allan Kardec atua no município de Franca – SP.
A Fundação Espírita Allan Kardec atua na área da saúde, sendo uma entidade especializada na prestação de assistência em saúde mental.
Atualmente a Fundação Espírita Allan Kardec cumpre sua missão mediante a operacionalização do hospital especializado em saúde mental, que disponibiliza ao Sistema Único de Saúde – SUS, 122 (cento e vinte e dois) leitos para tratamento em internação hospitalar e 30 (trinta) vagas destinadas ao atendimento no Hospital-Dia para pacientes esquizofrênicos/psicóticos. Além disso, realiza atendimento filantrópico nas Oficinas de Desenvolvimento Humano “Inspiração”, destinado aos pacientes das unidades hospitalares da Entidade ou aos referenciados pelos demais equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial Municipal, bem como, administra uma unidade CAPS III em parceria com o Município, que atende em média 1.250 pacientes mês. A Fundação possui também a Clínica Particular Allan Kardec, que oferece 28 (vinte e oito) leitos para geriatria e 40 (quarenta) leitos para psiquiatria.
Por meio do telefone (16) 2103-3000 ou e-mail: [email protected]
A Fundação Espírita Allan Kardec não efetua reserva de vagas SUS. Para internações via SUS se faz necessário que um serviço público de saúde de sua cidade realize uma solicitação através da CROSS – Central de Regulação de Serviços de Saúde da região Três Colinas, vinculada à DRS VIII – Departamento Regional de Saúde de Franca – SP.
Não. Durante a reserva da vaga ocorre a definição e orientação sobre o horário para chegada.
É imprescindível o contato prévio para reservar a vaga para qualquer internação.
Encaminhamento médico, RG, CPF, cartão SUS, cartão do convênio particular e em alguns casos guia de autorização do plano de saúde.
Não. Para internação, aceitamos apenas pacientes acima de dezoito anos.
Para o melhor tratamento de cada paciente, o horário de visita é definido previamente com a família no momento da internação.
Sim, é necessário a presença de um responsável maior de 18 anos em todas as internações.
Sim. Porém é necessário que família realize a contratação de remoção para trazer o paciente no dia da internação.
As 5 refeições principais (café da manhã, almoço, jantar, lanche noturno e chá noturno) são servidas a todos os pacientes em regime de internação (tanto SUS quanto particular). Os cardápios são elaborados por nutricionista.
A Recepção atende de segunda-feira à domingo das 6h30 às 23h30 e o Hospital funciona 24 horas.
Por meio do telefone (16) 2103-3000 ou e-mail: [email protected]
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial e são substitutivos ao modelo asilar.
O CAPS III oferece consulta médica com psiquiatra e disponibiliza diversas oficinas terapêuticas: grupos terapêuticos, social, familiar, estimulação cognitiva e funcional. Além das oficinas terapêuticas, os pacientes também realizam passeios terapêuticos. Cada caso é avaliado individualmente.
Sim. A alta médica poderá ocorrer por remissão dos sintomas. O paciente poderá também ser contra referenciado para manutenção do tratamento na UBS de sua referência, podendo ser acompanhando pela equipe médica do CAPS III através do matriciamento que ocorre em todos os postos de saúde do município de Franca. O matriciamento é um suporte da equipe especializada em saúde mental do CAPS III aos médicos clínicos da rede primária de saúde.
O primeiro atendimento no CAPS III é feito por uma triagem realizada pelo profissional de referência que pode ser enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, psicólogo ou médico.
Moradores do município de Franca, com mais de 18 anos e com transtornos mentais moderados a grave persistentes.
O CAPS III atende somente por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.
Para ser atendido no CAPSIII é necessário ser morador do município de Franca e ter comprovante de endereço. O agendamento deve ser realizado por telefone, por e-mail ou pessoalmente. Caso compareça pessoalmente, lembre-se de levar os documentos pessoais.
A Recepção atende de segunda-feira à domingo das 7h00 às 19h00 e o CAPS III funciona 24 horas.
Por meio do telefone (16) 3727-1785 ou e-mail: [email protected]