- Ação gratuita promovida pelo CAPS I Amanhecer reúne atividades físicas, dança, autocuidado e PodCaps com médicos psiquiatras -
Janeiro de 2026 - O CAPS I Amanhecer (Centro de Atenção Psicossocial) promove neste sábado, dia 24, a partir das 8h30, na Praça da Matriz, em Patrocínio Paulista, a ação “CAPS em Movimento e Saúde Mental na Praça”, iniciativa aberta ao público com uma série de atividades gratuitas voltadas à promoção do bem-estar físico, emocional e social.
A proposta é aproximar o cuidado em saúde mental da comunidade, ocupando o espaço público com informação, movimento, escuta e acolhimento.
Durante a manhã, a população poderá participar de atividades como dança contemporânea, dança circular, circuito funcional, confecção de mandalas, práticas de autocuidado e momentos de integração conduzidos pela equipe multiprofissional do CAPS.
Entre os destaques da programação, está o PodCaps, uma roda de conversa em formato de podcast ao ar livre, com a participação dos três médicos psiquiatras do CAPS, que estarão na praça esclarecendo dúvidas da população sobre saúde mental, transtornos psicológicos, tratamentos e formas de cuidado, em um diálogo acessível.
A programação inclui ainda um circuito de exercícios físicos, conduzido pelo educador físico do CAPS, com atividades de alongamento, flexibilidade, equilíbrio e exercícios aeróbicos.
Já a dança contemporânea surge como uma ferramenta terapêutica, estimulando o bem-estar psicológico, o autoconhecimento emocional e a consciência corporal.
“Neste ano, vamos trabalhar a temática CAPS em Movimento e Saúde Mental em diversas frentes: no trabalho, na rua e na comunidade. Uma das propostas é incentivar a atividade física como uma grande aliada na redução dos índices de ansiedade e depressão”, destaca a psicóloga Eliane Bonfante, coordenadora do CAPS I Amanhecer.

Sobre o CAPS Amanhecer
O CAPS I Amanhecer atende gratuitamente, crianças, adolescentes e adultos com transtornos mentais graves e persistentes, como depressão grave, transtornos de ansiedade severos, transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros quadros de sofrimento psíquico intenso. O serviço também acolhe pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas, oferecendo acompanhamento contínuo, atendimento individual e em grupo, ações de reabilitação psicossocial e cuidado humanizado.
O acesso é feito por demanda espontânea, diretamente na unidade, localizada em Patrocínio Paulista, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.