BLOG Promessas de Ano Novo

Promessas de Ano Novo

Publicado em 21/12/2021

Os últimos anos tem sido difíceis para a maioria das pessoas. Além de preocupações a respeito da saúde pessoal, de familiares e colegas, muitos passaram por perdas devido a morte de familiares e amigos, ou ainda danos em relação a sua própria saúde física e mental. Alguns foram demitidos enquanto outros tiveram que se reinventar profissionalmente, bem como nas suas relações sociais e íntimas. Promessas de ano novo já eram comuns. Como fica isso agora?





Estamos há poucos dias para o fim do ano e nessa época é comum que um sentimento de esperança e renascimento surja, algo envolto a certa “magia”, que faz com que as pessoas acreditem em um mundo e um ano melhor. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas neste período difícil, também houve muita superação, resiliência e conquistas.

Um ano novo logo se iniciará e é comum que nesse momento do ano as pessoas começarem a planejar o ano que se seguirá, os objetivos que se deseja alcançar, as promessas de ano novo, sejam eles em relação as finanças (economizar dinheiro, ganhar mais, aprender sobre investimentos), profissionais (fazer cursos, mudar de emprego, empreender, pedir demissão) ou pessoais (encontrar uma parceria, começar a fazer atividade física e se alimentar melhor, perder peso, viajar, etc.), entre outros planos particulares de cada um.

Os obstáculos das Promessas de Ano Novo

Apesar de no início as metas estarem definidas, ao chegar ao final do ano muitas pessoas acabam percebendo que não conseguiram cumprir as promessas de ano novo e acabam se frustrando. Um obstáculo que muitas vezes se faz presente nesse exercício de traçar metas é que normalmente não se faz um planejamento adequado, ou então os sonhos são muito vagos ou longos para serem atingidos, e assim surge a frustração e a desmotivação na metade do caminho, fazendo com que a pessoa se paralise ou até mesmo desista.


Outro obstáculo vivenciado é que normalmente as pessoas acabam olhando para o futuro e esquecem de fazer uma reflexão sobre o passado e analisar sobre o que dificultou a execução do planejamento do ano anterior. Assim, os mesmos erros e dificuldades são repetidos, ano após ano, as mesmas metas e, consequentemente, chega-se aos mesmos resultados. A análise do passado é primordial para que se possa olhar para o futuro.

Para que no próximo ano não se caia novamente neste ciclo de repetições negativas é importante refletir sobre algumas questões e atentar para as seguintes dicas para realização concreta das promessas de ano novo:


  1. Faça uma análise criteriosa sobre a lista de metas dos anos anteriores. O que você havia se proposto a fazer? Quais foram os obstáculos que surgiram ao longo do caminho? Quais foram as dificuldades? Houveram metas fáceis de serem atingidas?
  2. Reconheça os pontos fortes e também os fracos, além dos motivos pelos quais não foi possível concretizar o planejamento. Busque efetivamente compreender sobre as dificuldades, sem apenas acreditar que “dessa vez dará certo”.
  3. Após essa análise sobre as dificuldades, começa a planejar suas metas para que elas sejam mais forte do que mais promessas de ano novo. É fundamental que elas sejam pequenas, objetivas, realistas e claras.
  4. Estipule prazos para atingir suas metas. Objetivos de curto prazo fazem com que se tenha mais motivação para continuar se dedicando para as demais.
  5. Tenha em mente que imprevistos acontecem e é preciso ser flexível para lidar com eles.

Além destas dicas é preciso fazer alguns questionamentos a respeito do que leva cada pessoa a desejar cumprir essas promessas de ano novo, o por que, o para que e o como. Por que para você é importante atingir esse objetivo? Para que deseja realizar isso (qual a finalidade)? Como farei para atingir (qual será o plano de execução)? Quando os objetivos e as metas são claras e estão bem definidos a probabilidade de se desmotivar e desistir é menor.

Após essas questões estejam respondidas é possível estar melhor preparado para listar as metas para o próximo ano. Entretanto, não deve se esquecer de fazer outra análise fundamental: Quanto você evoluiu nesse período, seja pessoalmente ou profissionalmente? Quais foram os obstáculos e dificuldades que superou? Quanto você conseguiu comemorar e se sentir feliz com as conquistas?

Normalmente as pessoas tendem a ser muito exigentes para consigo e esquecem de comemorar, desde as pequenas até as grandes vitórias. É preciso ser crítico consigo mesmo para evoluir, mas também é necessário se valorizar e ter um olhar bondoso para o que foi feito em cada mês e se parabenizar pelas conquistas. Vangloriar-se é diferente de reconhecer seu próprio valor e capacidade.

A rotina e o planejamento são aliados de quem busca atingir metas durante o ano todo, portanto é preciso mudar o pensamento (muitas vezes preconceituoso) a respeito de rotinas, e ter em mente que disciplina e constância são fundamentais na execução de metas.

Vale ressaltar que a psicoterapia pode ser de grande auxílio nas diversas etapas em relação às metas. É possível juntamente ao psicoterapeuta fazer uma reflexão mais atenta com relação ao ano que se passou, as potencialidades e os pontos fracos de cada pessoa, bem como ajudar na definição de objetivos e metas que sejam de fato significativas para cada pessoa. Além disso, através de psicoterapia as metas podem ser reelaboradas na medida em que elas vão acontecendo ao longo do ano e fazendo os ajustes necessários para cada situação.

O ano irá mudar, mas quando não há mudanças internas tudo permanece igual. Para que as transformações aconteçam é necessário muito autoconhecimento, reflexão, disciplina e trabalho duro. Pequenas mudanças a longo prazo podem gerar grandes impactos na vida de cada um.

Eliza Inaê
Suzane Busatta Ignachewski
Psicóloga (Unicentro - Universidade Estadual do Centro Oeste);
Residência Integrada Multiprofissional em Atenção a Saúde Oncológica pelo HE - UFPel;
Pós-graduada em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica pela Unochapecó;
Formação em Psicoterapia Sistêmica individual, de casal e família.
Instagram

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.