BLOG Fundação Allan Kardec inaugura nova ala do projeto Oficinas Inspiração

Fundação Allan Kardec inaugura nova ala do projeto Oficinas Inspiração

Publicado em 16/09/2021

A Fundação Allan Kardec inaugurou nesta quinta-feira, 16, uma nova ala do Projeto Oficinas Inspiração, o programa de geração de emprego e renda para pessoas em tratamento de Saúde Mental. Com o novo espaço, novas oficinas serão criadas, as vagas ampliadas e mais pessoas serão acolhidas e terão a oportunidade de se integrar à sociedade.

Com espaço para instalação de quatro oficinas, a nova ala passou a receber a Oficina de Costura em Couro. E outras três devem ser criadas. “A nossa ideia é ir ampliando a atenção a essas pessoas, podendo chegar brevemente a atender de 200 a 300 pessoas por dia dentro deste projeto, que para a gente é um dos mais importantes da Fundação Allan Kardec”, disse o presidente da instituição, Mario Arias Martinez.



O projeto Oficinas Inspiração completa três anos neste sábado, 18. Atualmente três oficinas estão em funcionamento: além de Costura em Couro, há a Oficina Agrícola e a Oficina de Reciclagem de Eletrônicos. Todas funcionam no Complexo da Fundação Allan Kardec, no bairro Cidade Nova.

“Este novo espaço das Oficinas Inspiração é a continuidade de nosso grande projeto de Desenvolvimento Humano. Este projeto é baseado em oficinas de geração de trabalho e renda. Nós aqui instalamos oficinas de trabalho para pessoas com transtorno mental, sejam elas já pacientes do hospital ou pessoas que estejam na cidade e que busquem uma atividade”, explicou Martinez.

Segundo o presidente, o trabalho nas oficinas é baseado em um processo cooperativista. “A Fundação entra com a toda a parte de estrutura, de monitoramento e de acompanhamento desses oficineiros – não são mais tratados como pacientes. Eles aqui desenvolvem várias atividades, cada um em sua oficina e os recursos financeiros recebidos por essas oficinas, fruto da venda do trabalho por eles prestados, são divididos entre eles”, completou.



A coordenadora do Desenvolvimento Humano do Allan Kardec, a terapeuta ocupacional Renata Reis Vieitez, diz que, apesar de novo, o projeto já colhe excelentes resultados. “São pessoas que hoje convivem melhor com a família, estão mais tranquilas. Diminuíram as internações, as medicações. Eles relatam que agora conseguem comprar coisas que antes não conseguiam e, com a renda, ajudar no sustento da casa, o que antes não era possível.”



Este é o caso da oficineira Michele Silva Terêncio, que participa da Oficina de Costura em Couro. “O projeto está me ajudando em tudo. Melhorei com a minha família, em tudo, em tudo. Venho todo santo dia. (Antes das oficinas), eu vivia internada no hospital e queria morar fora de casa, não queria morar com o meu irmão de jeito nenhum. Agora, eu melhorei bastante.”

A mudança na vida de Michele é o maior exemplo do objetivo do Allan Kardec com as Oficinas Inspiração. “Esse é um trabalho que consideramos extremamente importante no nosso propósito da Fundação, que é o acolhimento, que é a integração social das pessoas junto à nossa Fundação e à sociedade”, ressaltou Mario Martinez.



Com o novo espaço e o controle da pandemia do coronavírus, novas vagas serão abertas. “Nossa ideia é até o final do ano, começo do ano que vem, instalar uma oficina de Culinária, para mais 20 oficineiros. Nós temos nosso projeto da oficina Agrícola, também, que por ocasião da liberação da pandemia, dentro de todos os protocolos de segurança, vamos anunciar novas vagas nos próximos meses. É uma oficina grande, a oficina Agrícola, que deve chegar a em torno de 40 a 45 oficineiros”, informou o presidente.

Parceria
A revitalização da nova ala foi possível graças à destinação de verba parlamentar e o apoio do empresariado de Franca.

“Gostaríamos de agradecer ao deputado Ricardo Melão, por ter proporcionado à Fundação Espírita Allan Kardec revitalizar este espaço. E hoje, vencendo as barreiras da pandemia, nós estamos iniciando as atividades das oficinas de geração de trabalho e renda neste espaço que ficou maravilhoso”, ressaltou o vice-presidente do Allan Kardec, Fernando Palermo Falleiros.

“Esta obra teve a participação do deputado Ricardo Melão, do Partido Novo, e também de alguns empresários que viabilizaram este processo. Esta parceria com o Poder Público e com as empresas é muito importante para nós, tanto para chegarmos até aqui, como daqui para frente. Sem esse apoio, a gente não consegue dar sequência ao nosso trabalho”, completou Mario Martinez.



Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.