BLOG Fundação Allan Kardec convida população para festejar 100 anos de história neste sábado

Fundação Allan Kardec convida população para festejar 100 anos de história neste sábado

Publicado em 17/11/2022


- A Fundação Espírita Allan Kardec chega ao seu centenário protagonizando uma verdadeira revolução na Saúde Mental de Franca -


Uma programação especial foi preparada para celebrar os 100 anos da Fundação Espírita Allan Kardec, completados neste sábado, 19 de novembro. Toda a comunidade de Franca e região está convidada a participar da festa que comemorará o primeiro centenário da instituição, que é referência em atendimento na área de saúde mental.

A celebração acontecerá a partir das 9 horas de sábado, no Bosque Beija-Flor, que fica no complexo do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec, com entrada pela rua José Chiachiri, 700, no bairro Cidade Nova.
Um café da manhã será oferecido às pessoas que prestigiarem a festa, com bolo e muita diversão para as crianças. Haverá pula-pula, pipoca, picolé e algodão-doce.

Também terá apresentação e exposição dos serviços prestados pela Fundação Allan Kardec, que administra os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) Renascer e Florescer, cinco Residências Terapêuticas e mantém as Oficinas Inspiração, de produção de alimentos orgânicos, costura em couro e reciclagem de eletrônicos, além do hospital.

A população é convidada a doar equipamentos elétricos e eletrônicos quebrados ou sem uso, como aparelhos domésticos e de informática, por exemplo. Basta levá-los no sábado, durante a celebração dos 100 anos do Allan Kardec. No local, também estarão à venda verduras e legumes, além de produtos em couro, produzidos pelos oficineiros da Fundação.

A programação do sábado prevê a prestação de homenagens às pessoas que fazem parte destes 100 anos, a participação da Banda Municipal, a realização de um desfile com os pacientes atendidos pelos diversos serviços oferecidos pelo Allan Kardec, com direito a escola de samba, a lacração de um baú do tempo e, é claro, o Parabéns.

Todos estão convidados a participar e celebrar o centenário da Fundação Allan Kardec de Franca. A entrada é gratuita, basta confirmar presença por este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfmuzkI4O...


A história
A Fundação Espírita Allan Kardec chega ao seu centenário protagonizando uma verdadeira revolução na Saúde Mental de Franca. A transformação no atendimento de psiquiatria prestado pela Fundação é fruto do pioneirismo plantado por José Marques Garcia (1862-1942), na década de 1920, e faz de Franca uma referência na área, através da parceria entre Allan Kardec, Poder Público e comunidade.

Tudo começou no ano de 1902, quando um grupo de crianças atirava pedras contra uma pessoa com transtornos mentais e, no mesmo local, caminhava José Marques Garcia. Ele também acabou atingido por uma pedrada na testa.

Incomodado com a marginalização dos enfermos mentais na cidade, ele passou a acolhê-los, em sua própria residência, dando auxílio e tratamentos possíveis.

Neste período, José Marques teve um sonho no qual era orientado a procurar por uma pessoa que lhe apoiaria no projeto. Acordou pela manhã e foi até o local sugerido. Quando chegou, o homem que o esperava narrou que também havia tido um sonho parecido, onde era informado que receberia a visita de uma pessoa e que deveria ajudá-la. Na ocasião, decidiu que doaria terras para a construção de uma estrutura adequada.

Pela necessidade de aumentar e melhorar o atendimento que prestava em casa, José Marques Garcia construiu, então, algumas pequenas casas para abrigar os enfermos. Surgia aí, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova, em Franca.

Historicamente, a segunda entidade psiquiátrica do país, em 3 de outubro de 1933, passou-se a se chamar Casa de Saúde Allan Kardec.

Em 31 de março de 1966, a entidade adquiriu personalidade jurídica, adequando-se às exigências dos setores de saúde e administração pública, inaugurando novos pavilhões para acolhimento de um número crescente de pacientes.

Com a expansão e a diversificação das atividades, em 8 de dezembro de 1972, a entidade adquiriu o nome que carrega até hoje: Fundação Espírita Allan Kardec.

Desde a sua fundação até o ano de 1969, o trabalho desenvolvido no acolhimento dos portadores de doenças mentais era mantido por donativos filantrópicos da comunidade.

A partir de 20 de julho de 1970, foi firmado convênio com a Secretaria de Estado da Saúde - Coordenadoria da Saúde Mental, para atendimento a 100 leitos, sendo 50 masculino e 50 feminino.

Nesta época, recebia por leito/dia efetivamente ocupado, prevalecendo até a data de 31 de dezembro de 1987. A partir de 1988, foi firmado convênio com órgãos públicos, passando a receber subvenções do Estado. No final de 1989, o convênio contemplava 200 leitos por pacote.

“A Fundação completa cem anos passando por um processo de reformulação muito importante, que visa modernizar o atendimento psiquiátrico, em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde. Estamos em um processo onde se diminui a questão hospitalar, a oferta de leitos, mas aumenta, por outro lado, os serviços ambulatoriais, como por exemplo os CAPSs, o Desenvolvimento Humano e também as Residências Terapêuticas. É uma grande modificação no processo, mas a Fundação segue dinâmica e estamos planejando os próximos cem anos”, disse Mario Arias Martinez, presidente da instituição.



Serviços prestados hoje
Atualmente, a Fundação Allan Kardec se tornou um complexo de Saúde Mental e mantém diferentes frentes de serviços, mantendo uma média de 500 pessoas atendidas por dia. A parte hospitalar é composta pelo Hospital Dia, com 30 vagas, e 60 leitos de internação psiquiátricos disponibilizados ao SUS.

A instituição, em parceria com a Prefeitura Municipal, é gestora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Florescer, que recebe pacientes com transtornos mentais, e o CAPS Renascer AD - Álcool e Drogas, voltado para atendimento a dependentes químicos. As duas unidades atendem por dia 300 pessoas.

Também em parceria com o município, a Fundação é responsável por cinco Residências Terapêuticas que acolhe pacientes egressos do hospital Allan Kardec, que moraram por anos na instituição e agora residem em “casas de verdades”. São cinco casas espalhadas por Franca, onde moram 50 pessoas.

E um dos pilares da filantropia é o programa de Desenvolvimento Humano - Oficinas Inspiração, que beneficia 60 oficineiros. Eles participam das Oficinas de Reciclagem de Eletrônicos, Agrícola e Costura em Couro. As peças de eletrônicos desmontadas para remanufatura, as hortaliças orgânicas e produtos de couro são comercializados e a renda obtida é dividida entre os atendidos pelo programa.

Vídeo dos 100 anos
Em comemoração ao primeiro centenário, a Fundação Espírita Allan Kardec narra a história, serviços prestados e planos para o futuro em vídeo disponibilizado em seu canal do Youtube, que pode ser acessado pelo link

“Os desafios da Fundação passam pela adequação dos serviços e a condição de ampliação na oferta de vagas, mas já estamos trabalhando, em contato com a sociedade, com as empresas, no sentido de ampliar as oficinas de geração de trabalho e renda. A gente vem planejando essas ações há algum tempo e agora é executar, partir para esse novo modelo e trabalhar nos próximos cem anos”, finalizou Mario Arias Martinez.

Serviço
100 anos da Fundação Espírita Allan Kardec
Data: 19 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: das 9h às 13h
Local: Bosque Beija Flor - Rua José Chiachiri, nº 700, Bairro Cidade Nova
Entrada: Gratuita

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.