BLOG Fundação Allan Kardec assume gestão de cinco novas Residências Terapêuticas em Franca

Fundação Allan Kardec assume gestão de cinco novas Residências Terapêuticas em Franca

Publicado em 17/08/2022

- Unidades receberão 50 pacientes que estavam morando no Hospital Allan Kardec, proporcionando uma vida mais próximo da sociedade, com atendimento individualizado -



Franca acaba de ganhar mais uma Residência Terapêutica, que funciona como uma verdadeira casa para pessoas em tratamento mental. A nova unidade, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 17, está localizada no Jardim Barão. Ela foi instalada pela Prefeitura e será administrada pela Fundação Espírita Allan Kardec.


A diretoria da Fundação, o prefeito Alexandre Ferreira, a secretária municipal de Saúde, Waléria Mascarenhas, e funcionários participaram da cerimônia de inauguração.


A nova Residência Terapêutica faz parte de um pacote de cinco unidades que serão ativadas até o dia 25 de agosto, para receber pacientes que estavam morando no Hospital Psiquiátrico Allan Kardec. Serão três residências masculinas e duas femininas, com capacidade de 10 moradores cada.


“O objetivo dessas residências é retirar os pacientes-moradores que ainda estão na Fundação e alocá-los em casas, onde terão um atendimento mais individualizado, um atendimento mais personalizado, voltando a ser integrados na sociedade”, explicou o presidente da Fundação Allan Kardec, Mario Arias Martinez. “A ideia é a desinstitucionalização desses pacientes”, ressaltou.


Segundo Martinez, o hospital chegou a possuir 104 pacientes-moradores, que não tinham família ou, então, foram abandonados por elas. Antes do início da pandemia da covid-19, 60 pessoas deixaram a Fundação e foram para Residências Terapêuticas formadas àquela época. “Agora estão saindo mais 50 para essas residências novas que estamos montando”, disse o presidente.


O objetivo das Residências Terapêuticas é fazer com que a pessoas em tratamento mental retome sua individualidade e tenha uma vida integrada à sociedade, vivendo em sua casa, em um verdadeiro lar.


“Se a pessoa quiser almoçar mais tarde, tomar um café fora de hora, ela pode. Coisa que num ambiente hospitalar, com a rigidez e disciplina decorrente do tamanho do atendimento, ela não tem. Mas aqui na Residência Terapêutica, a pessoa volta a ter uma vida muito próxima do normal, apesar da sua patologia”, disse o vice-presidente da Fundação Allan Kardec, Fernando Palermo Falleiros.


Cada Residência Terapêutica conta com cuidadores, responsáveis pela implementação da rotina da casa. Esses profissionais auxiliam nos afazeres domésticos, como cuidar da cozinha e das roupas, por exemplo.






Há também uma equipe multidisciplinar - formada por terapeuta ocupacional, enfermeiros, psicólogos -, responsável pelo atendimento na área de saúde mental. “Os moradores têm toda a assistência e têm também o cuidado dentro da Residência”, observou Falleiros.


Caso os moradores necessitem de um tratamento no CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), eles são encaminhados para esse atendimento. Caso o acompanhamento não seja necessário, podem trabalhar nas Oficinas Inspiração, que oferecem trabalho e renda a esse público. “E isso traz a elas, uma dignidade humana muito grande”, ressaltou o vice-presidente.


Tanto os CAPSs como as Oficinas Inspiração também são programas na área de saúde mental administrados pela Fundação Allan Kardec.


Antes da inauguração desta quarta, Franca já contava com cinco Residências Terapêuticas, que são administradas pela Fundação Judas Iscariotes. As quatro novas unidades a serem entregues pela Fundação Allan Kardec ficam nos bairros São José, Centro, Prolongamento Duque de Caxias e uma segunda no Jardim Barão.






Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.