BLOG Depressão no processo do envelhecimento

Depressão no processo do envelhecimento

Publicado em 25/03/2021

É muito comum que a terceira idade seja associada à tristeza e mau-humor. Contudo, essa ideia esconde um grande problema relacionado aos idosos: a depressão no processo de envelhecimento. De acordo com informações do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 5% dos idosos que vivem em comunidade apresentam a doença.

Da mesma forma, no Brasil a depressão em idosos tem sido cada vez mais identificada, afetando o bem-estar, saúde e qualidade de vida de boa parte da população. A seguir, vamos apresentar informações importantes sobre o desenvolvimento da doença durante a terceira idade, assim como formas de tratá-la.



A depressão no processo do envelhecimento

Entre as doenças mentais, a depressão é uma das que mais afetam os idosos. Sua prevalência é a forma como se manifesta pode variar de acordo com a rotina vivida pelo indivíduo. Em pessoas que vivem com familiares e estão inseridas na comunidade, os sintomas de depressão aparecem em até 15% da população.

Entre idosos institucionalizados em casas de repouso ou asilos, esse número pode dobrar. Para aqueles que possuem problemas de saúde, e por esse motivo precisam viver hospitalizados, a prevalência de depressão é de 50%.

A depressão na terceira idade deve ser dividida entre 2 grupos: idosos que nunca tiveram depressão e passaram a ter no processo de envelhecimento, e aqueles que já vêm de um quadro de depressão ao longo da vida.

Para aqueles que desenvolvem a doença apenas na terceira idade, o componente hereditário é menor, visto que a doença está relacionada as dificuldades trazidas pelo processo de envelhecimento em si, tais como problemas cognitivos, quadros de demência, limitações causadas por doenças físicas e a perda de seu papel diante da sociedade.

De forma clínica, a diferença da depressão no processo de envelhecimento e a doença que atinge pessoas mais jovens são as queixas somáticas mais intensas e frequentes em idosos. Os sintomas depressivos na terceira idade podem ser traduzidos como dores por todo o corpo, falta de apetite, insônia, perda de energia para a realização de tarefas normais da rotina, apatia e isolamento, sendo esses últimos sinais de alerta para a identificação da doença. É possível perceber também que, em idosos, os sintomas clássicos da depressão não são exteriorizados, como o choro, angústia e tristeza.

O impacto da depressão na vida do idoso

A depressão não apresenta causa específica e pode ser desencadeada por diversos fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além dos fatores ambientais, característicos ao processo de envelhecimento, a doença pode se manifestar a partir de problemas relacionados à terceira idade, como o afastamento familiar, perda do cônjuge, aposentadoria, e mais.

As limitações físicas e fatores clínicos, como infarto, doenças cardiovasculares, transtorno de humor e Alzheimer, podem contribuir para o desenvolvimento de quadros depressivos. Em qualquer fase da vida, a depressão pode prejudicar a qualidade de vida. Contudo, na terceira idade, isso tende a se tornar mais intenso, visto que a recuperação de qualquer problema em idosos se torna ainda mais lenta.

Qualidade de vida

A depressão pode interferir em aspectos físicos, pois o idoso perde a vontade de realizar atividades prazerosas, praticar exercícios, alimentar-se de forma saudável, participar de programas sociais, e até mesmo tomar seus remédios de forma adequada, prejudicando o controle e a manutenção de outros problemas de saúde.

Vida sexual

O sexo é um aspecto importante na vida do adulto, não sendo diferente para os idosos. Ao entrar na menopausa, a mulher que está na terceira idade acaba desenvolvendo dificuldades na hora da relação sexual devido à baixa libido. Da mesma forma, homens podem sofrer com a impotência sexual e outros problemas que contribuem para o desenvolvimento da depressão.

Risco para suicídio

Entre as consequências mais graves que a depressão pode causar na vida do idoso, está o risco elevado para depressão. Pelo desânimo, apatia, desinteresse e frustração pela impossibilidade de desfrutar dos prazeres da vida, o idoso acaba desenvolvendo pensamentos ruins com facilidade, acreditando ser um peso para a família, culpado por alguma situação e sem esperança de melhorar.

A presença da família para o tratamento

É muito importante que familiares entendam a mudança de comportamento no idoso como algo atípico, que não é comum ao envelhecimento. Caso existam alterações na forma como o familiar se apresenta, episódios contínuos de isolamento, apatia, falta de apetite, é preciso que considerar esse comportamento como sintomas de depressão.

Muitos ainda consideram a mudança de humor em idosos algo natural do processo de envelhecimento, assim como as alterações cognitivas e declínio funcional, acreditando que não requerem atenção e tratamento adequado.

Esse é um dos motivos pelo qual a busca por ajuda especializada se torna tardia, prejudicando um tratamento adequado para o idosos. O envelhecimento natural deve ser saudável, por isso, ao perceber mudanças, a família deve oferecer ajuda.

Para o tratamento da depressão na terceira idade associa-se a combinação de medicamentos antidepressivos, diferentes medicações acessórias e, caso seja necessário, uma abordagem de diferentes aspectos de vida, como a retomada das atividades que contribuem para o papel do idoso na comunidade, psicoterapia, retomada do convívio social, atividades que auxiliem para manter o cérebro ativo, estímulo para exercícios físicos, e cuidado com a alimentação.

Além dos sintomas distintos, a depressão em idosos deve ter muita atenção em seu tratamento. Afinal, os medicamentos geralmente recomendados podem agravar outras doenças prévias. Por esse motivo, é fundamental buscar um especialista em psiquiatria geriátrica que possa tratar o indivíduo como um todo.

Gostou destas informações? Então, conheça também doenças mentais geradas pelo medo de ficar doente

Precisa de ajuda para cuidar de um idoso com algum destes sinais relacionados à depressão?

Eliza Inaê
Eliza Inaê
Sou enfermeira (UNOESTE) com pós-graduação em UTI (Uningá) e Oncologia (UNOESTE) e redatora de conteúdo web.
Linkedin

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.