BLOG CAPSs realizam ‘Saúde Mental na Praça’ neste sábado

CAPSs realizam ‘Saúde Mental na Praça’ neste sábado

Publicado em 16/09/2022

A preservação da vida será destaque no Centro de Franca neste sábado, 17. Os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) III Florescer e III AD (Álcool e Drogas) Renascer realizam o Saúde Mental na Praça, com atividades que promovem a saúde física e mental.

O evento, em comemoração ao Setembro Amarelo, acontece das 9 às 12 horas, na praça Nossa Senhora da Conceição.

A psicóloga Eliane Bonfante, coordenadora dos CAPS, administrados pela Fundação Allan Kardec em parceria com a Prefeitura, diz que o objetivo do Saúde Mental na Praça é discutir o suicídio e a valorização da vida.

“O Setembro Amarelo é um movimento que nasceu em 1994, nos Estados Unidos, após o suicídio de um jovem de 17 anos, que tinha um Mustang amarelo ano 1968. Através desse suicídio, seus pais começaram um movimento de conscientização à vida”, explica Eliane.

A psicóloga destaca que o Setembro Amarelo, com uma campanha de prevenção ao suicídio, é um convite à valorização da vida. “É um movimento que acontece no mundo todo, oferecendo apoio, orientação e escuta a pessoas com sofrimento psíquico intenso. E a cor amarela representa o sol, a luz, simbolizando a vida”, continuou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos suicídios estão associados a transtornos mentais e poderiam ser evitados se essas pessoas fossem atendidas por profissionais capacitados.

“O índice de suicídio no mundo é muito alto, e em Franca não é diferente. E é importante que as pessoas percam o medo de falar sobre esse tema, sobre angústia, sobre o não desejo de vida”, alerta Eliane.

É neste sentido que surgiu o Saúde Mental na Praça. Os CAPSs Florescer e Renascer estarão com suas equipes atendendo, ouvindo e realizando oficinas, levando informação e divulgando o serviço público disponível em Franca na área de saúde mental.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.