BLOG CAPS Florescer encerra Setembro Amarelo com evento festivo para pacientes

CAPS Florescer encerra Setembro Amarelo com evento festivo para pacientes

Publicado em 03/10/2023

- Dar voz à dor de cada paciente e validar o sofrimento fazem parte do método adotado pela unidade em busca da valorização da vida -


O CAPS Florescer encerrou o mês Setembro Amarelo, de valorização à vida, com o 3º Festival da Primavera, promovido na sexta-feira, 29, na própria unidade, no Parque dos Pinhais. O evento teve excelente adesão dos pacientes que foram presenteados com a apresentação surpresa da Banda CAPS, formada por profissionais do Centro de Atenção Psicossocial, além de roda de conversa com médicos psiquiatras, produção artística, almoço especial e muita interação e descontração.

A psicóloga Eliane Matheus Bonfante, coordenadora do CAPS Florescer, fez um balanço positivo do Festival e aproveitou a data para destacar o método logoterapia, estruturado pelo neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl que tem como principal objetivo buscar o sentido da vida.

“Acho muito oportuno lembrar de Viktor Frankl e da logoterapia, porque é uma abordagem da psicologia clínica que adotamos nos atendimentos do CAPS, dando voz à dor de cada paciente e validando o sofrimento deles, buscando assim, como Viktor fala, o sentido da vida. Tem uma frase dele muito interessante que diz: ‘o homem está no centro e tem como impulso primário aquilo que chamou de vontade de sentido, isto é a vontade de descobrir o sentido da vida, que pode ser encontrado no amor, numa obra ou executando uma determinada tarefa ou trabalho’”, afirmou Eliane.

Segundo registros históricos, em 1930, esse método ajudou a reduzir o índice de suicídios entre jovens.

“Por meio dessa corrente filosófica, Viktor contribuiu para salvar a vida de milhares de pessoas. Hoje o suicídio é alvo de preocupação, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Ao todo, 800 mil pessoas tiram suas vidas todos os anos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Precisamos encontrar formas de reduzir essas estatísticas alarmantes.”

Nas oficinas terapêuticas, os pacientes confeccionaram a decoração para o Setembro Amarelo.






CAPS Florescer
O Centro de Atenção Psicossocial Florescer está instalado na rua da Concórdia, 4.881, no Parque dos Pinhais, é mantido pela Prefeitura de Franca e administrado pela Fundação Espírita Allan Kardec. A unidade atende usuários com transtornos mentais graves, como esquizofrenia e depressão. Apesar de atendimento 24 horas por dia, com leitos de retaguarda noturna, o atendimento ao público é feito em horário comercial. Mais informações pelo telefone (16) 3727-1785.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.