O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Amanhecer, de Patrocínio Paulista, iniciou nesta segunda-feira, 11, o Projeto CAPS Móvel, ação que leva atividades de promoção e prevenção em saúde mental diretamente aos territórios atendidos pelas ESF (Estratégias Saúde da Família) do município. Inaugurado no final do mês de julho, o CAPS Amanhecer é mantido pela Prefeitura Municipal de Patrocínio e gerenciado pela Fundação Espírita Allan Kardec, de Franca, referência regional em saúde mental.
O Projeto CAPS Móvel é conduzido pelos profissionais do CAPS Amanhecer, que visitam as unidades de saúde e outros espaços comunitários para oferecer oficinas terapêuticas, rodas de conversa e palestras. O objetivo é integrar moradores, usuários e profissionais, além de ampliar o acesso a informações sobre transtornos mentais e incentivar o cuidado contínuo.
O primeiro ciclo de encontros tem como tema a esquizofrenia. As equipes apresentam informações sobre sintomas, formas de tratamento e estratégias de manejo, buscando reduzir estigmas e estimular a participação da comunidade.
As atividades serão até o dia 18 de agosto em todas as ESFs do município. O cronograma inclui as unidades Aroeira - que recebeu o projeto nesta segunda-feira, 11 -, Santa Cruz, Centro, Bandeirantes, Nova Sapucaí e Rural.
Segundo a coordenadora do CAPS Amanhecer, psicóloga Eliane Matheus Bonfante, a proposta também visa aproximar os usuários do CAPS das atividades promovidas em suas regiões, fortalecendo a rede de atenção em saúde mental.
O projeto é voltado a profissionais da saúde e à população em geral, e conta com recursos audiovisuais para dinamizar as apresentações.
Confira o cronograma do Projeto CAPS Móvel:
- 12/8, 13h – ESF Santa Cruz – Rua Itirapuã, 784
- 13/8, 13h – ESF Centro – Rua Tv. Joaquim Alves dos Santos
- 14/8, 13h – ESF Bandeirantes – Rua Dr. João Pinto Cavalcante, 628
- 15/8, 13h – ESF Nova Sapucaí – Rua Cincinato José de Souza, 1690
- 18/8, 9h – ESF Rural – Rua Pedro Bertelli, s/n