BLOG Arraiá do CAPS Florescer promove inclusão de pacientes e tem intuito terapêutico

Arraiá do CAPS Florescer promove inclusão de pacientes e tem intuito terapêutico

Publicado em 27/07/2023

  • – Festa contou com a presença de cerca de cem pessoas e teve de Correio Elegante a casamento caipira –


O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Florescer, de Franca, promoveu na tarde de quarta-feira, dia 27, mais uma edição do Arraiá para os pacientes e equipe de profissionais. A festa reuniu cerca de cem pessoas que se divertiram com o casamento caipira, dança de quadrilha, Correio Elegante, fotos no mural decorado, pescaria, jogo das argolas e comidas típicas das festas julinas.




A psicóloga Eliane Matheus Bonfante, coordenadora do CAPS Florescer, explicou que o objetivo é utilizar a comemoração de datas festivas para a inclusão de todos os atendidos. Ela destacou a importância e função terapêutica do envolvimento deles nos preparativos da festa.

“Todo evento que a gente trabalha no CAPS é com o intuito de interação, inclusão, de mostrar para as pessoas uma forma de se divertir e que a alegria está nas menores coisas. Aqui todos participaram da confecção dos enfeites, das bandeirinhas, da pescaria, vieram com trajes típicos, e tudo isso os leva a serem um cidadão que participa, que vive e vivencia. O engajamento deles nas oficinas terapêuticas para a confecção dos enfeites, com trabalhos manuais, reaproveitamento de materiais, é muito benéfico para eles”, afirmou.



O CAPS Florescer é um departamento da Prefeitura de Franca, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, sob a gestão da Fundação Espírita Allan Kardec. A unidade está localizada no Parque dos Pinhais e conta com equipe multiprofissional para atender pacientes com transtornos psíquicos, como esquizofrenia, transtorno de personalidade, transtorno bipolar e depressão grave, com ideação suicida.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.