BLOG ‘Allan Kardec’ leva produtos das Oficinas Inspiração até a comunidade em estante itinerante

‘Allan Kardec’ leva produtos das Oficinas Inspiração até a comunidade em estante itinerante

Publicado em 05/01/2023

  1. - Projeto busca parcerias com comerciantes para expor e vender produtos feitos manualmente na Oficina de Costura em Couro -



    A Fundação Espírita Allan Kardec mantém uma estante itinerante para expor e comercializar, em diferentes pontos da cidade, os produtos confeccionados por pacientes da Oficina Inspiração de Costura em Couro, realizada através do projeto de Desenvolvimento Humano da instituição.

    Por meio de parcerias, a estante fica exposta por cerca de 20 dias em lojas, panificadoras, restaurantes, salões de beleza e outros locais que recebem grande fluxo de pessoas. Os produtos são todos identificados e etiquetados com preços e podem ser adquiridos como no sistema “self service”. A pessoa adquire a peça e deposita o valor correspondente em uma caixinha que fica acoplada à estante ou realiza o pagamento por PIX, por meio de QR. “É uma auto venda e o comerciante que nos oferece o espaço para expor a estante itinerante não precisa se preocupar em vender os produtos. Nós tivemos essa ideia depois de conhecer uma lanchonete de Franca que deixava no canteiro central de uma avenida movimentada da cidade águas expostas em um balcão, a pessoa retirava a garrafinha e depositava o valor correspondente. Pensamos: Por que não fazer com nossos produtos? Assim nasceu a ideia da estante itinerante”, afirmou a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração.

    O público pode adquirir produtos em couro, como bolsas, porta moedas e cartão, cofrinhos, jogos de bugalho e outras variedades confeccionadas manualmente pelos oficineiros. Toda renda adquirida com as vendas é revertida para os oficineiros da Oficina de Costura Manual.

    Mais informações podem ser obtidas pelo (16) 99969-0648.



    As Oficinas Inspiração

    A Fundação Allan Kardec iniciou o projeto de Desenvolvimento Humano - Oficinas Inspiração em 2018 com o objetivo de proporcionar a inclusão social por meio do trabalho e geração de renda para pessoas com transtornos mentais de Franca e região.
    O projeto integral abrange um total de dez oficinas - de marcenaria, culinária, cartonagem, mosaico, entre outras. Três delas - Reciclagem de Eletrônicos, Costura em Couro e Agrícola – foram implementadas inicialmente e seguem ativas com 60 participantes atualmente.

    Na de Eletrônicos, os aparelhos são desmontados e as peças repassadas para empresas de remanufatura; na Agrícola, as hortaliças orgânicas cultivadas na própria Fundação são vendidas para a comunidade e na de Costura Manual, as peças em couro também são comercializadas. As oficinas funcionam como se fossem uma cooperativa e toda renda com as vendas é dividida entre os participantes no fim de cada mês.

    A Fundação Allan Kardec planeja ampliar o projeto e oferecer novas oficinas e mais vagas. A expectativa é atender 300 pessoas. Para participar, é necessário estar em acompanhamento psiquiátrico na rede de assistência pública ou particular e ter encaminhamento médico para a oficina.

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.